“Positivamente”: Os 12 pilares da Felicidade e do Bem-Estar

Quem assistiu ao vídeo Divertidamente (trailer aqui), certamente se surpreendeu com o conteúdo nada infantil desse filme, no qual foram abordadas ludicamente as mais recentes descobertas da Neurociência sobre o funcionamento do cérebro e das emoções humanas.

Da mesma forma, pesquisas têm mostrado que Felicidade e Bem-estar são coisas sérias e não apenas mais um tópico de livros de autoajuda.

Liderada por Martin Seligman (ph.D. e professor da Universidade da Pensilvânia e um dos principais nomes da Psicologia Positiva), uma equipe de estudiosos vem trabalhando desde o final dos anos 90 para descobrir como ajudar as pessoas a conquistarem Felicidade e Bem-estar.

Diferentemente da Psicologia tradicional, que trabalha com o lado mais negativo da vida, buscando a cessação da dor e do sofrimento, traumas, distúrbios etc., a Psicologia Positiva vai além e enfoca os aspectos positivos da vida.

Para a Psicologia Positiva, saúde mental positiva não é apenas a ausência de doença mental, mas sim emoção positiva, engajamento, sentido, bons relacionamentos e realização: é a presença do florescimento, é o viver em plenitude.

Os 10 pilares da Felicidade e do Bem-Estar

P1160878 (2)

Os primeiros cinco pilares foram sistematizados por Seligman no modelo PERMA (Sigla para: Positive emotions, Engagement, Relationship, Meaning, Accomplishement).

1 – Emoção positiva –  cultive pensamentos e emoções positivas

É importante viver com alegria, felicidade e prazer; mais que uma sensação agradável, emoção positiva significa que está havendo crescimento.

Além disso, está comprovado que nossa saúde física e mental responde aos sentimentos e pensamentos positivos com aumento da imunidade e recuperação mais rápida de doenças.

2 – Engajamento – faça tudo com Alma

Engajamento significa entregar-se a algum objetivo, trabalho ou atividade. Significa ter uma vida engajada, viver o melhor de si.  Este tópico relaciona-se com dois temas muito interessantes, que são o Flow e o Mindfulness.

3 – Relacionamentos – conecte-se com os outros

A busca de relacionamentos positivos é básica para o bem-estar.020

Por isso é importante cultivar relacionamentos positivos, nos quais as pessoas possam comemorar juntos, apoiar-se mutuamente, comunicar-se assertivamente e reforçar o uso das características positivas, forças de caráter, perdão e gratidão.

“As outras pessoas são o melhor antídoto para os momentos ruins da vida e a fórmula mais confiável para os bons momentos. (…) São os relacionamentos que dão sentido e propósito à vida.”  (Martin Seligman)

4 – Sentidotenha uma vida com significado

Pertencer e servir a algo que você acredite ser maior que o eu é fundamental para dar significado e alegria à vida. Da mesma forma, é essencial conhecer sua Missão e seu Propósito de vida.

5 – Realização tenha uma vida realizadora

Estabeleça e concretize metas. Crie o hábito de buscar sistematicamente o sucesso, qualquer que seja sua definição.

Estabelecer metas ao mesmo tempo possíveis e desafiadoras permite que você utilize seu potencial, sustente seus valores e se sinta motivado e engajado.

Além do modelo PERMA, a Felicidade e o Bem-estar baseiam-se em:

6- Forças e Virtudes pessoaisative seus superpoderes

Ao invés de perguntar quais são os seus pontos fracos, a ideia é conhecer e reforçar as suas virtudes. (Veja mais Aqui)

As forças pessoais são o suporte para o engajamento. Ao usar suas características positivas mais fortes, você se energiza e entra no envolvimento com o que está fazendo, experimentando maiores níveis de felicidade.

7 –  Gratidãoseja grato e expresse sua gratidão

Ser grato direciona o olhar para o que é bom em nossa vida, trazendo mais positividade e gratidão, num círculo virtuoso. Ao invés de reclamar pelo que não temos, é muito mais saudável expressar gratidão pelo que temos.

Esta é a força principal a ser cultivada e usada para o aumento da felicidade e o bem-estar individual e coletivo. (Veja mais Aqui)

8 – Generosidade e bondadepratique boas açõescoração da flor

Ser bom e generoso ativa nas pessoas a sensação de ajudar, de ter feito algo por alguém, o que libera sentimentos positivos.  Também ativa nas demais pessoas o princípio da reciprocidade e da boa vontade.

Mesmo que a pessoa não retribua diretamente para nós, aumenta a probabilidade de que ela entre num estado de espírito positivo e procure fazer boas ações também.

9 – Perdão – perdoe aos outros e a si mesmo

Levar a vida a “ferro e fogo”, além de tirar o bom humor de qualquer um, leva a uma visão cada vez mais pessimista da vida e das pessoas e impede a vivência de sentimentos positivos, conexão verdadeira, generosidade e bondade.

10 –  Resiliência resista, aprenda e cresça

A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com elas.

Todos nós temos na vida nossa cota de adversidades. Saber encará-las com otimismo, usando nossas forças pessoais e fazer delas o motor para nosso crescimento é essencial para uma vida mais feliz. (Veja mais Aqui)

11 –  Flowdeixe fluirCIMG1824

O Flow é um estado em que você está totalmente imerso no que está fazendo, tanto que nem vê o tempo passar, não sente cansaço etc.; também está relacionado com o engajamento. (Veja mais Aqui).

12 – Mindfulnessesteja presente ao que está presente

Perdemos muito de nossas vidas, saúde e alegria por estarmos sempre desejando estar em outro tempo e lugar. Na maioria das vezes estamos no passado (revivendo nossas dores ou alegrias) ou estamos no futuro (temendo ou desejando algo que virá).

Estar no presente e estar presente ao que está presente, aceitando as coisas como elas são, é que pode nos conectar com nossas forças e potencialidades e agir de forma consciente e transformadora. (Veja mais Aqui)

CIMG2067

Por suas características de atribuir à pessoa a capacidade de mudar e de se fortalecer em relação às adversidades da vida e de construir resiliência, a Psicologia Positiva vem sendo grande aliada nos processos de desenvolvimento humano, tais como educação e coaching

A Psicologia Positiva foca as ações e escolhas, responsabilidade e livre arbítrio. Foca o futuro e não apenas o passado, mostrando às pessoas que elas podem ser agentes da sua vida e ensinando-as como fazer isso por meio do aprendizado..

“Você tem em si a força para descobrir o que o inspira, o que o faz rir, ou o que lhe dá esperança, e cultivar essas emoções (…). Isso poderá ajudá-lo a otimizar sua vida, estabelecendo momentos de genuína positividade para si mesmo. (…) É pelo cultivo do positivo que somos capazes de aprender, crescer e florescer.”   Martin Seligman

Esse é um olhar novo, bastante diferente do que estamos acostumados, mas cujos resultados têm se mostrado muito promissores, com várias propostas de ações e exercícios muito instigantes.

Então, “positivamente” vale a pena manter este tema em mente!

Um pequeno exercício para entrar na onda do “Positivamente”

O melhor é que a maioria dos exercícios e práticas da Psicologia Positiva são muito simples de aplicar e de verificar o resultado. A mudança principal está no foco. Experimente!

  • Responda: Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Reflita sobre isso e sobre o porquê da sua resposta.
  •  Encontre uma coisa totalmente inesperada para fazer amanhã e faça.Observe o que acontece com o seu humor.

Simples, não é? Só que isso tem a ver com o gosto pelo novo, curiosidade, aprendizado e criatividade, que são algumas das forças pessoais relacionadas à felicidade!

Para saber mais:

Livro: Florescer – Martin Seligman   (e outros do mesmo autor)

Site da Universidade da Pensilvânia com artigos e pesquisas sobre o tema, incluindo o teste sobre as forças pessoais: https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/

11 comments

  1. É muito interessante ver como os pilares são interconectados e que ao nos engajarmos em pelo menos dois deles, os outros também começam a ser alterados. Adorei o texto. Embora os conceitos não sejam difíceis de serem aplicados, poucas vezes os colocamos em prática, pois estamos mais acostumados a pensar de forma negativa e estar com nossa mente sempre no passado ou futuro.
    Muito obrigada!

    Curtir

    1. É verdade Raquel, está tudo interconectado! A grande mudança é a da atitude, de se colocar aberto para viver de uma forma mais positiva.
      Quando mexemos num ou dois dos pilares, já começamos a mudar em relação aos outros.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s