Um reencontro que rendeu… e vai render muito mais!

Recentemente tive o prazer de reencontrar o meu grupo de estudos da minha primeira faculdade (Letras-USP), que fiz há mais de 30 anos!!!

E o nosso grupo, pequeno e composto por mulheres tãbrindeo diferentes, sempre foi fantástico.

Desde o primeiro momento, embora fôssemos muito diferentes, tivemos uma sintonia muito grande, em termos de objetivos, responsabilidades, dedicação e respeito.

Lembro bem que esse grupo foi um porto seguro para mim, quase uma menina, recém-chegada ao mundo universitário da USP, onde ninguém explicava nada sobre como as coisas funcionavam.

Estava totalmente perdida, e elas me ajudaram a me achar e foram sempre minhas referências de pessoas dedicadas, resolvidas, seres humanos que estavam buscando ser melhores e encontrar seu caminho na vida pessoal e profissional.

Compartilhamos dificuldades, vitórias, histórias, estórias, sonhos, muito trabalho e muitas festas criativas.

Por conta dos caminhos e descaminhos da vida, não sei mesmo explicar a razão, acabamos nos distanciando após o término faculdade e ficamos cerca de 25 anos sem nos encontrar. Obviamente, algumas mantiveram contatos entre si, mas mesmo assim foram cada vez menos frequentes.

Por conta da mágica das redes sociais, acabamos nos achando pelo Facebook. E começamos a restabelecer o contato, até que, depois de várias tentativas, conseguimos marcar nossa primeira reunião dessa nova fase.

Sim, porque decidimos manter o grupo e seus encontros cada vez mais ativos!

E o que pessoas tão diferentes, separadas por muitas vivências e tantos anos, tiveram para compartilhar nesse primeiro encontro?

Em primeiro lugar, muitas risadas, que nos fizeram voltar praticamente sem escalas aos nossos tempos de faculdade, àquele relacionamento verdadeiro, de ajuda mútua, sem interesses, exceto o nosso próprio crescimento.

E foi assim, rindo muito, que voltamos a verdadeiramente nos encontrar – e nos encantar – como pessoas diferentes, que se conhecem e se apreciam muito pelo que são.

“O riso é a menor distância entre duas pessoas.”    (Victor Borge)

2016-12-04-15-39-33Em meio a essas muitas risadas, trocamos ideias, histórias, receitas, comemos tortilhas e docinhos (indelevelmente associados a lembranças de tempos e pessoas que já se foram), revimos fotos antigas e nos prometemos não deixar mais essa mágica escapar.

Todas sentiram como se não houvesse tantos anos entre nossas histórias de vida, como se tivéssemos nos encontrando no mês anterior.

Essa familiaridade, confiança e respeito tem um nome: relacionamentos positivos.

“Os relacionamentos são a coisa mais importante na vida, e os amigos são parte disso. ” (Nicholas Sparks)

 

Refletindo a história

Foi muito bom reviver essa conexão e lembrar de tudo que nos une: confiança, valores, respeito. E confirmar, por meio dessa vivência pessoal, a importância dos relacionamentos positivos para a nossa felicidade e bem-estar.

Assim como esse grupo que retomamos, participo de outros grupos de amigos verdadeiros, oriundos de trabalho, cursos etc., que se encontram periodicamente, para trocar ideias, risadas, contar problemas e planejar viagens!

Sempre que vou a uma dessas reuniões, saio revitalizada, leve, enriquecida, com muitos insights e energia para continuar com meus planos e levar minha vida cada vez melhor.

Isso só confirma, na prática, os recentes estudos da Psicologia Positiva (Aqui), que colocam os relacionamentos como a área mais importante da vida, pois impactam todas as demais áreas e são fundamentais para a felicidade.

Os relacionamentos são o grande veículo de desenvolvimento humano e intensificam as nossas experiências, já que compartilhar é uma das alegrias do ser humano.

“A verdadeira função do homem é viver e compartilhar, não apenas existir.”   (Jack London)

É só observar no seu dia a dia, o que as pesquisas já confirmaram: o maior índice de tristeza entre as pessoas deve-se a relacionamentos disfuncionais.

“A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.”  (Francis Bacon)

Por isso, uma das metas mais importantes da nossa vida, no caminho da felicidade e bem-estar, é o desenvolvimento e nutrição dos relacionamentos positivos.

Além disso, vários estudos sobre o uso das Forças de Caráter (Aqui), demonstram que o maior potencial de uso dessas forças é no desenvolvimento dos relacionamentos positivos.

Esse reencontro me fez refletir também sobre o quanto os relacionamentos fazem parte da nossa história e de alguma forma contribuem para quem somos e como vivemos nossa vida.

Relacionamentos saudáveis são nossa rede de apoio na vida, nos dão referências, nos ajudam a construir nossa identidade, pois as pessoas do nosso círculo de vida são para nós espelho e eco.

Para desenvolver e nutrir os relacionamentos positivos, temos de manter o foco nas questões inerentes a estes. O foco na amizade, companheirismo e parceria é essencial para enfrentar os conflitos que certamente surgem, por diferenças de valores, princípios, características pessoais etc.

Admirar genuinamente, entender e acolher o outro é essencial para nutrir o relacionamento.

Para que ele dure, é necessário, a partir dessa admiração e acolhimento, criar sonhos e propósitos em comum, compartilhando significados, o que gera sentimentos positivos e ajuda a manter o vínculo e a conexão positiva.

Nessa época de festas, vamos nos concentrar naquilo que realmente importa: os relacionamentos, as pessoas, amigos, familiares, colegas e parceiros, cuja presença contribui para tornar nossas vidas melhores e mais ricas.

O simples fato de sabermos que alguém existe em nossa vida e de sermos gratos por isso, mesmo que a presença não seja contínua, já nos enche de alegria e de forças.

Não deixe a distância cortar a conexão… são tantos os recursos hoje! Não se contente com ser morno, ter da vida e dos relacionamentos apenas um pouco, apenas o suficiente para sobreviver.

Queira muitos relacionamentos positivos na sua vida, construindo-os e mantendo-os com carinho.

“Os relacionamentos, sejam quais forem, precisam ter um frescor. Aquele frescor que tem uma flor, toda vez que a regamos.”  Janaina A. Lucena

Não é fácil, eu sei, mas vale o esforço, como tudo que é realmente importante e bom.

Mantenha a atenção nos seus relacionamentos positivos, nutrindo-os com sua presença, seja física, virtual ou espiritual. Bastam pequenos gestos de atenção, um olhar, uma mensagem, uma oração, para reafirmar a presença e manter essa conexão.

Deixe o outro saber o quanto ele é importante na sua vida, o quanto ele contribui para que você seja uma pessoa melhor.

Não se economize! Compartilhe quem você é, sua presença e sua essência, com quem você aprecia e ama. E veja como tudo mais vem por acréscimo!!!

Um brinde a todos os meus relacionamentos! E especialmente, às amigas desse reencontro que me fez tão bem!

Um brinde aos relacionamentos positivos e sua força geradora de alegria, insights e felicidade!!!brinde2

 

2 comments

  1. Oi Sandra, tive a mesma experiência que você. Minha turma, nos formamos em 78, manteve reuniões frequentes no início mas acabou tendo um grande hiato e em 2008 resolvemos juntar a turma para um churrasco e a sensação foi essa mesmo que você descreveu. O que gosto muito nesses encontros é que ninguém quer saber que cargos os outros ocuparam ou ocupam e qual a importância mas como esta de fato a vida de cada um e as recordações são fantásticas. Recentemente um dos colegas venceu um cancer e todos nos reunimos para festejar e foi muito bonito. Ao contrario da sua turma nesta são todos homens (engenharia metalúrgica!) mas muitas das esposas já estão super enturmadas.

    Curtir

    1. Oi Mauro,
      Quando isso acontece, parece que a gente recupera um parte nossa, mais inocente e pura, que realmente se importa com as pessoas pelo que elas são, sem estereótipos e interesses outros.
      Vale muito a pena!!! Por isso quis compartilhar! bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s