Meta-se – e comprometa-se – com a sua meta

Recentemente tive o privilégio de participar de um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Coaching, no qual Brian Tracy deu um curso de dois dias basicamente sobre como chegar onde você quer em termos de resultados, sonhos, relacionamentos etc. E o outro dia foi com o Martin Seligman, sobre Psicologia Positiva.

Foi um evento fantástico, que trouxe muitos insights para melhorar meu trabalho, a minha vida e a dos meus clientes, além de possibilitar cenas de tietagem explícita, com direito a autógrafos e tudo.

Com Martin Seligman, durante sessão de autógrafos
Com Brian Tracy e Villela da Matta, em sessão de autógrafos durante o fórum da SBCoaching

Como já escrevi alguns textos sobre Psicologia Positiva (Aqui), Forças de Caráter (Aqui) e a Gratidão (Aqui), que foram os temas mais enfocados pelo Martin Seligman, resolvi trazer para vocês a perspectiva muito inspiradora com a qual Brian Tracy nos presenteia.

Um pouco sobre Brian Tracy

Muito resumidamente, Brian Tracy é o dono da Brian Tracy International, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de pessoas e organizações, sendo considerado um dos maiores especialistas em coaching no mundo.

Sua meta é ajudar as pessoas a atingirem suas metas pessoais e de negócios, de forma mais rápida e fácil do que se pode imaginar.

Brian Tracy foi consultor em mais de 1000 empresas e falou para mais de 5 milhões de pessoas em mais de 5000 palestras e seminários no mundo.

É autor de mais de 50 livros, traduzidos em mais de 42 idiomas, com foco principalmente em Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O mais incrível do Brian Tracy é sua simplicidade, a forma como ele apresenta todo o processo que é resultado de vários anos de estudos como sendo algo muito simples e totalmente possível para cada um de nós.

Segundo ele, para atingir suas metas, basta querer e realmente se comprometer com os seus sonhos, de forma concreta e persistente.

 “A única limitação real em suas habilidades está no nível de seus desejos. Se deseja algo com a força suficiente, não haverá limites para o que possa conseguir.”  (Brian Tracy)

Um dos materiais disponíveis no site oficial do Brian Tracy (em Inglês) é o Desafio de 14 dias para Estabelecer suas Metas, que segue, traduzido em versão livre:

“O Desafio de 14 dias para Estabelecer sua Meta

Crie um plano de ação para que você comece a atingir suas metas imediatamente.

Este desafio de 14 dias é para quem busca atingir uma meta especial em sua vida pessoal e/ou profissional, não importa quão grande ou pequena ela seja. Se você está inseguro em como começar seu caminho para sua meta, este desafio é para você.

Durante esses 14 dias, você ganhará clareza sobre exatamente o que você quer atingir em cada área de sua vida e definir um plano de ação claro de como chegar lá.”

“Uma meta, sem um plano de ação, é apenas um sonho.” (Brian Tracy)

No quadro que segue, você verá as atividades de cada um dos dias, traduzidas diretamente do material que você pode obter no site do Brian Tracy.

Fonte: http://www.briantracy.com

Para baixar o quadro acima em pdf, clique Aqui: Brian Tracy – desafio 14 dias

Embora pareçam simples – e realmente podem ser, desde que você se dedique efetivamente a eles -, ao seguir esses passos, você vai obtendo clareza e construindo um caminho sustentável para atingir seu objetivo.

Escreva e visualize suas metas

Brian Tracy sempre enfatiza o poder que existe em escrever, em colocar sua meta no papel. É como se, ao colocá-la no papel, você já começasse a materializá-las, a criá-las concretamente.

Outro aspecto muito importante é a visualização da sua meta já concretizada. Sempre foque no que você quer e não deixe espaço para aquilo que você não quer.

Pense continuamente sobre as coisas que deseja, e recuse-se a pensar naquelas que não deseja.”  (Brian Tracy)

Para isso, é essencial ter clareza sobre aquilo que você quer.

Sempre fico impressionada com o número de pessoas que, durante os processos de coaching, me dizem facilmente o que não querem. Podem discursar longas horas sobre isso.

Mas a maioria não sabe dizer o que quer de fato.

Basta eu perguntar: Ok, já entendi o que você não quer. Então, o que você quer ao invés disso?

E faz-se o silêncio… aquele silêncio de ouvir grilo cantando mesmo.

É essa imagem do que realmente queremos que tem de estar muito ter clara em nossa mente, para que possamos trabalhar por ela. Se não, só estaremos reforçando o que não queremos em nossa vida, sem deixar espaço para outras possibilidades.

 “Imagine que não há limites; decida o que é certo e desejável para você, antes de decidir se é possível ou não.”  (Brian Tracy)

O mais importante nesse desafio, é você se dedicar àquilo que você deseja, a cada dia e em todos os dias.

Tome especial cuidado ao realizar as tarefas com as quais você não está habituado, pois essas serão as mais desafiadoras.

Alguns dos textos deste Blog podem ajudá-lo também a aprofundar alguns desses tópicos:

– “Gire a sua Roda da Vida” – sobre pensar em como está sua vida e imaginar como gostaria que ela fosse (Aqui) – Esse tópico é especialmente útil para ajudá-lo nos dias 1 e 2.

– “Luz, Câmera, Ação” – sobre estabelecer e seguir seu plano de ação (Aqui) – reflexões úteis para os dias 8 e 9

No site do Brian Tracy (www.briantracy.com), você encontra textos complementares e outras atividades para apoiar cada dia do desafio.

Para terminar, deixo uma das principais mensagens do trabalho de Brian Tracy, que tem a ver com o dedicar-se ao seu desenvolvimento pessoal, acreditar que é possível e, portanto, estabelecer metas claras e realmente dedicar-se às ações necessárias para atingi-las, persistindo frente aos obstáculos.

No link a seguir você pode ver Brian Tracy falando sobre a importância de persistir e o que realmente nos leva ao sucesso: (https://www.youtube.com/watch?v=FwbK8AXM6mY)

“Dedique-se constantemente ao aprimoramento pessoal – você é o seu mais valioso recurso.” (Brian Tracy)

Para Saber Mais:

Site Brian Tracy – http://www.briantracy.com/

Sobre desenvolvimento pessoal: https://www.youtube.com/watch?v=FwbK8AXM6mY

Para baixar o quadro do Desafio de 14 dias em pdf, clique: Brian Tracy – desafio 14 dias

One comment

  1. Adorei o seu texto Sandra. Realmente estabelecer metas é importante para alcançarmos o que queremos nessa vida, mas a clareza e o comprometimento são fundamentais para atingi-las. E é incrível que embora isso pareça tão simples, patinamos tanto. Seus ensinamentos são bastante valiosos. Muito obrigada!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s