Quer estar sempre no seu melhor? “Just let it flow!”

Você já teve a experiência de ficar tão concentrado numa tarefa ou situação, fazendo algo que você gosta, que perdeu a noção do tempo, da fome, do frio ou calor e, além disso, sentia-se energizado, com foco e no seu melhor estado de contribuição e criatividade frente a um desafio?

Você já esteve num estado ótimo, de excelência como esse?

Flow - correnteza, fluxoEntão, você já sabe o que é flow!

O termo flow vem do inglês e significa fluxo, corrente, correnteza, e está diretamente ligado à excelência humana.

Segundo os estudos da Psicologia Positiva (ver AQUI), o flow ocorre quando a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, profundamente envolvida e com um sentimento de sucesso no processo da atividade.

São momentos em que experimentamos uma enorme satisfação e nos quais conseguimos produzir os melhores resultados, pois a mente e o corpo estão completamente integrados e imersos na experiência.

“Para você, quando é que o tempo para? Quando é que você se encontra fazendo exatamente o que quer, desejando que não acabe nunca? É quando pinta, faz amor, joga voleibol, fala diante de um grupo, escala uma montanha, ou quando ouve com simpatia os problemas alheios?”   (Martin Seligman)

O conceito de flow ou experiência ótima foi proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo, autor dos livros “A psicologia da felicidade” e “A descoberta do fluxo” e um dos pioneiros da Psicologia Positiva.

Flow pode ser entendido como estado subjetivo que as pessoas relatam quando estão envolvidas de tal maneira em uma atividade, que acabam esquecendo o tempo, a fome, a fadiga e tudo o mais a não ser a própria atividade. São momentos excepcionais na vida de uma pessoa em que ocorre um total engajamento com a atividade.

“Eu defino flow como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima.”  (Helder Kamei)

Mihaly Csikszentmihalyi concentrou-se em descobrir os elementos-chaves das atividades que levam o ser humano a encontrar a excelência em sua vida cotidiana, principalmente na área da Criatividade.

Para isso, direcionou suas pesquisas iniciais ao campo das artes e do esporte amador, por entender que as pessoas que se dedicavam a essas atividades não o faziam pela recompensa externa, ou seja, sua motivação era intrínseca, por encontrarem prazer na atividade por si mesma.

Como ocorre um estado de flow?

Para Csikszentmihalyi, a qualidade da experiência é mais importante que a natureza desta. Ou seja, praticamente qualquer atividade pode produzir flow; no entanto, com frequência, as pessoas relatam o flow quando estão praticando sua atividade preferida.

Os seguintes elementos fundamentais caracterizam uma experiência de flow, não sendo, porém, necessária a presença de todos esses itens para experienciar esse estado ótimo ou de excelência:

  1. você fica completamente envolvido no que está fazendo, com foco e concentração totais;
  2. há um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade cotidiana;
  3. existe uma grande clareza interior, um conhecimento sobre o que precisa ser feito e como precisa ser feito; os objetivos são claros, com expectativas e regras bem definidas;
  4. existe o sentimento de que a tarefa pode ser completada, ou seja, existe um equilíbrio entre o nível de habilidade e o de desafio;
  5. há um profundo senso de serenidade, você não se preocupa com o eu e, ao mesmo tempo, amplia as fronteiras da sua percepção; nesse contexto, as pessoas praticamente “se tornam parte da atividade”, ou seja, a consciência é focada totalmente na atividade em si, desaparecendo a preocupação com o eu e com sensações como fome, sede, cansaço etc.);
  6. em função do foco na atividade e no momento presente, existe a alteração na percepção da passagem do tempo (não se sente o tempo passar).
  7. a atividade é recompensadora por si mesma (motivação intrínseca), garantindo profundo envolvimento e não exigindo esforço algum.

Csikszentmihalyi também sugeriu que, quando os três conteúdos da consciência — pensamentos, sentimentos e intenções — estão em sincronia, temos a experiência ótima ou flow.

Vantagens do estado de flow

Quando você vivencia estados de flow, sua vida flui naturalmente, você sente confiança e não se incomoda facilmente com as adversidades.

Nesse estado, você utiliza os seus recursos internos e externos de forma criativa, produtiva e prazerosa, “tudo junto e ao mesmo tempo”, criando a experiência ótima.

Estar nesse estado ótimo aumenta seu grau de bons resultados e engajamento naquilo que você se propõe a fazer, pois é quando você obtém seu melhor desempenho e performance, sem sentir o esforço, ou seja, você está no seu melhor estado mental e psicológico possível naquele momento.

Além disso, você aprecia suas atividades, já que elas, ao serem vivenciadas em estado de flow, deixam de ser um meio para se chegar a um fim, tornando-se um fim em si mesmas.

“Flow é um estado de excelência mental que reúne, ao mesmo tempo, alta motivação, concentração profunda, satisfação e alto desempenho”  (Helder Kamei)

Como vivenciar mais flow na sua vida?

O flow é algo que ocorre dentro de nós, ou seja, pode ser chamado de estado de consciência.CIMG0805

O uso cada vez mais constante e desafiador de nossas forças pessoais (veja AQUI) é uma das formas de criar condições para que a experiência de flow aconteça.

O cultivo das emoções positivas, tais como o otimismo, a alegria, contentamento e serenidade, além da capacidade de estar no momento presente e apreciá-lo, canalizando a atenção concentrada às tarefas em andamento, também contribuem para que o estado de flow ocorra.

Para colocarmos mais fluidez na nossa vida, temos de sair da zona de conforto e vivenciar desafios dentro das áreas de que gostamos, fazer o que gostamos, cada vez melhor e de forma mais desafiadora.

Mas, nem sempre podemos fazer só o que gostamos…

Sim, existem sempre as tarefas monótonas, pouco desafiadoras ou de que não gostamos, mas que são necessárias.

Nesse caso, para realizá-las em um estado mais positivo e, até mesmo, gerar flow, o fundamental é a atitude com que as realizamos.

Por exemplo, no caso de tarefas pouco desafiadoras, podemos aumentar por nossa conta o grau de desafio e de dificuldade da tarefa, para que exija mais habilidades para realizá-la (auto desafio), procurando melhorar tempos, processos, fazer diferente, usar mais criatividade etc.;

Ou, no caso de tarefas de que não gostamos, podemos dar a elas um significado num contexto maior, que nos motive. Nesse caso, cabe a pergunta: “a serviço de que (ou de quem) essa tarefa deve ser realizada? ”.

O mais importante é, em primeiro lugar, estarmos atentos a como realizamos as tarefas, aumentando o seu grau de desafio, significado e a nossa presença ao realizá-las.

“Uma pessoa pode sentir-se feliz ou miserável pela alteração do conteúdo da consciência, independente do que se passa no exterior.”  (Mihaly Csikszentmihalyi)

Flow e estados alterados de consciência – uma instigante possibilidade

Claramente, o foco principal dos estudos da Psicologia Positiva sobre flow são a sua aplicação na vida cotidiana e no trabalho, visando criar cada vez mais experiências ótimas em nossas vidas.dança extase flow

No entanto, alguns autores da Psicologia Transpessoal, como Ken Wilber e Maslow, já se referiram também ao flow, mais especificamente no que se refere aos estados alterados de consciência, entendidos como aqueles estados que se diferenciam do nosso padrão comum de consciência.

Ken Wilber, na sua Teoria Integral, classifica o flow como um estado alterado da consciência, ou seja, um estado não comum do dia a dia. Nesse caso, um estado induzido por fatores endógenos (interiores à consciência do indivíduo), semelhantes à meditação, às técnicas de respiração, oração e transe religioso etc.

O estado flow é denominado também de “experiência máxima”, sendo que o elevado grau de satisfação proporcionado por ele chega a ser descrito frequentemente como “êxtase” por muitas pessoas.

“Nesse estado de fluxo, a consciência e ação fundem-se numa interminável onda de energia. A concentração no flow chega a ser tão profunda que o termo “êxtase” pode ser usado para descrevê-la.”   (Csikszentmihalyi)

Outra característica que aproxima o flow dos estados alterados de consciência é a distorção ou perda da noção de tempo e a suspensão da percepção do ego, uma vez que a pessoa em flow transcende da individualidade, para a

“…oportunidade de assumir um envolvimento ativo em algo maior do que o ego, sem com isso renunciar a qualquer das habilidades mentais, físicas ou volitivas do indivíduo.” (Csikzentmihalyi)

Além disso, alguns aspectos da Experiência de flow descrita por Csikzentmihalyi já haviam sido definidos por Maslow como presentes nas Experiência de Platô, tais como a alegria e a apreciação do momento e da atividade por si mesma.

Esta é uma relação a ser melhor estudada, porém com possibilidades muito instigantes, uma vez que pode vir a revelar alguns pontos de contato entre a Psicologia Positiva e a Psicologia Transpessoal.

 

Para saber mais:

Vídeo  – TED – Mihaly Csikszentmihalyi: Fluidez, o segredo da felicidade (em Inglês, com legendas em Português)

https://www.ted.com/talks/mihaly_csikszentmihalyi_on_flow?language=pt-br

Livros

A descoberta do fluxo – a psicologia do envolvimento na vida cotidiana – Mihaly Csikszentmihalyi – Editora: Rocco

Flow e Psicologia Positiva: estado de fluxo, motivação e alto desempenho – Helder Kamei – Editora: IBC

Engajamento – Bryan Tracy, Flora Victoria e Villella da Matta – Editora: SBC

 

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s