“Existem bilhões de pessoas no planeta e muitos tipos de personalidades diferentes algumas são introvertidas outras extrovertidas algumas se guiam pela lógica e outras pelos Sentimentos. Em um mundo com tanta diversidade como aprendemos a lidar com os aqueles que são diferentes? E como aprendemos a entender e aceitar quem nós somos?” (Carl Jung)
Em nossos artigos anteriores, escrevi sobre o MBTI de modo geral (veja Aqui), sobre as preferências Introversão-Extroversão (Aqui), que se referem ao modo pelo qual os diferentes tipos preferem obter sua energia, e Sensação-Intuição (Aqui), ou seja, como cada tipo coleta e processa a informação e enxergam o mundo.
Agora é a vez da terceira letra que forma a sigla representativa do tipo psicológico: as preferências Pensamento(T=thinking) ou Sentimento(F=feeling), que se referem à função de julgamento, ou seja, ao modo como os diferentes tipos tomam suas decisões.
As pessoas podem utilizar um conjunto de critérios distintos para tomar decisões.
A pessoa que tem a preferência Pensamento(T) mais dominante, leva em consideração nas suas decisões, o objetivo, a situação, os fatos, é uma decisão lógica, baseada numa análise mais impessoal. Decide olhando o problema de fora para ser objetivo.
Essa pessoa é guiada por raciocínio de causa e efeito, tem uma análise lógica e busca a verdade objetiva. É mais crítica (rápida para ver os erros e fazer críticas) e tem foco na tarefa.
Já a pessoa que tem a preferência Sentimento(F), leva em consideração o impacto no eu e no outro, ou seja, toma uma decisão lógica baseada em valores, em análise pessoal. Decide envolvendo-se no problema, para ter compaixão.
Essa pessoa é guiada por valores pessoais, entende o ponto de vista dos outros, busca harmonia, elogia mais, é rápido para mostrar apreciação e encontrar pontos comuns, tendo foco nos relacionamentos.
Como identificar uma pessoa com preferência Pensamento(T)?
De um modo geral, a pessoa que tem a preferência Pensamento(T) preponderante, tem o foco na tarefa, valoriza a lógica e a racionalidade e, por isso, tende a ser mais impessoal. É capaz de organizar os fatos e as ideias em sequência lógica.
Rapidamente percebe os prós e contras dos assuntos e tem um compromisso com a verdade e a justiça.
Sendo orientado a resultados, não gosta de perder tempo com detalhes desnecessários; gosta de precisão, rapidez, decisão, com muita objetividade.
Um pensador tende a colocar a “razão”, o “imparcial”, acima de qualquer Sentimento(F) . Pode, por exemplo, dar razão a um inimigo em detrimento do amigo se considerar o inimigo está correto.
São frequentemente vistos como frios, “curtos e grossos”.
A melhor forma de abordar uma pessoa tipo Pensamento(T) é apresentar o método de trabalho, de forma breve e concisa, fornecendo a lógica das etapas, com exemplos específicos e concretos, destacando as tarefas a serem feitas e quais os ganhos que serão obtidos.
Ao dar feedback a uma pessoa com essa preferência, é importante ser direto, específico, pontuando os avanços conquistados, com exemplos claros e objetivos.
A pessoa que tem essa preferência, pode se beneficiar muito se realizar atividades de desenvolvimento no campo do Sentimento(F), tais como:
- aprender a reconhecer suas próprias emoções e sentimentos;
- observar seus limites, sem carregar o mundo nas costas;
- buscar equilíbrio entre elogios e críticas (aprender a reconhecer e expressar o que as pessoas fazem de bom);
- buscar relacionar-se com as pessoas, visando obter a cooperação destas;
- fazer uma atividade física não competitiva, que privilegie a flexibilidade, como yoga, Pilates, alongamento, natação (sem competição);
- exercitar a empatia, por exemplo observando as pessoas e tentando identificar a emoção/momento que estas estão vivendo;
- fazer um curso de teatro, em que possa desempenhar diferentes papéis.
Como identificar uma pessoa com preferência Sentimento(F)?
De um modo geral, o indivíduo que possui o Sentimento(F) como função preponderante tende a colocar seus valores e as pessoas que ama antes de tudo, sendo geralmente muito devotados, chegando a defender os amigos mesmo que eles estejam errados.
As pessoas que tem a preferência Sentimento(F) são muito agradáveis e sociáveis, podendo, por isso, ser mais populares e ter mais sucesso que o crítico e objetivo tipo Pensamento(T).
A pessoa com essa preferência tem o foco nas relações, valoriza suas próprias crenças e valores, tomando decisões personalizadas e subjetivas.
No âmbito da gestão de conflitos, tende a buscar um consenso entre os envolvidos, já que tem compromisso com a harmonia e gosta de contribuir para o bem-estar das pessoas.
Tem forte habilidade no trato social, é amigável, tende a atuar personalizadamente e a ter mais compaixão. Normalmente seu lema é “ajudar os outros.”
Uma de suas armadilhas é achar difícil ser conciso e objetivo, além de se preocupar demais em agradar as pessoas, por vezes deixando de lado suas próprias necessidades e opiniões.
A melhor forma de abordar uma pessoa tipo Sentimento(F) é explicando os valores e causa por trás de cada questão, com uso de exemplos ou experiências de outras pessoas, enfatizando uma agenda mais focada na melhoria dos relacionamentos e mudanças de atitude.
Ao dar feedback, enfatize os progressos observados, estimulando-o a falar sobre suas próprias impressões e reações, nas mudanças de comportamento já percebidos por ele.
Uma pessoa com a preferência Sentimento(F) pode se beneficiar muito se focar seu desenvolvimento na função Pensamento(T), por meio de alguns exercícios específicos, tais como:
- treinar para dar um feedback de forma racional e precisa, citando fatos e exemplos específicos;
- observar os prós e contras, focando na tarefa a ser feita;
- tentar ser mais sucinto nas suas interações, focando no tema a ser tratado e buscando a objetividade;
- ao tomar uma decisão, fazer lista de prós e contras com critérios objetivos, incluindo aspectos como custos, prazo, viabilidade, ganhos financeiros etc., pontuando cada um deles e fazendo um ranking com base nessa pontuação;
- posicionar-se sempre perante uma situação, sobretudo quando sua opinião for diferente da das demais pessoas;
- praticar atividades físicas estabelecendo metas e objetivos claros a serem cumpridos (correr “X”km, participar de maratona, etc.) e estruturando um projeto de forma bem precisa, levando em consideração todos os aspectos envolvidos (condicionamento físico, perda de peso, alimentação, etc.).
Como em todas as preferências, é importante lembrar que tanto o tipo Pensamento(T) quanto o Sentimento(F) têm seus dons e suas armadilhas, ou seja, uma pessoa tipo Pensamento(T) corre o risco de ser muito rígida e impessoal e, da mesma forma, a pessoa tipo Sentimento(F) , corre o risco de ter dificuldade de se impor e tomar decisões de forma objetiva e racional.
“Quando pensamos, fazemo-lo com o fim de julgar ou chegar a uma conclusão; quando sentimos, é para atribuir um valor pessoal a qualquer coisa que fazemos”. (Carl Jung)
Na tomada de qualquer decisão, qualquer que seja a sua preferência, é importante levar em conta todos os aspectos, tanto lógicos quanto humanos, para que ela seja o mais acertada possível.
O importante aqui é perceber que cada preferência pode – e deve – buscar o equilíbrio, seja por meio de atividades de desenvolvimento focado na preferência oposta, seja convivendo e tentando realmente entender e aprender com as pessoas que possuem preferência oposta à sua.
Agindo assim, mais uma vez a diferença será fonte de aprendizado e riqueza em termos de aquisição de novo repertório de atitudes e comportamentos.
E você, qual é sua preferência predominante, Pensamento(T) ou Sentimento(F)?
Para saber mais
Vídeo de apresentação do MBTI
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=KgwFMoPoJ0Y
Testes on line gratuitos (não substituem o teste original, mas podem ser uma boa “degustação”
Eu sou muito F. Queria ser mais T. Vou utilizar essas dicas que você deu. Obrigada!!!!
CurtirCurtir