Extrovertido ou introvertido – Os dois lados da moeda da energia

Um dos aspectos dos diferentes tipos psicológicos apontados pelo MBTI e que são mais visíveis é o que se refere a Introversão e Extroversão.

Em nosso artigo anterior, falamos do MBTI de modo geral (veja Aqui – MBTI-Quatro Letras e muito Autoconhecimento).

Em primeiro lugar, é muito importante saber que introversão/extroversão não é a mesma coisa que timidez ou desenvoltura.

“Timidez tem a ver com o medo do julgamento social; introversão tem mais a ver com a forma como você responde a estímulos, incluindo estímulos sociais. Extrovertidos realmente requerem grandes quantidades de estímulos, enquanto os introvertidos se sentem muito mais vivos, mais ligados e mais capazes quando estão em ambientes mais quietos e moderados.”  (Susan Cain)

Extroversão ou introversão refere-se a como você prefere focar a sua energia ou atenção, a quais atividades ou ambientes que o energizam.

De acordo com Carl Jung, nenhuma pessoa é 100% introvertida ou 100% extrovertida. Somos seres complexos e podemos ter traços

mbti_introvertido_extrovertido_momento_coaching_antuak

desses dois aspectos de personalidade, o que também pode variar de situação para situação.

As atitudes, extroversão e introversão, são as formas psicológicas de adaptação do indivíduo ao mundo, quer seja exterior ou interior, por isso elas podem alternar-se. Assim, um indivíduo pode ser extrovertido numa situação e introvertido em outra. Porém, uma dessas atitudes predominará, na sua vida de um modo geral.

Villela da Matta e Flora Victoria, presidentes da Sociedade Brasileira de Coaching, afirmam que 75% das pessoas são extrovertidas e 25% são introvertidas.

Características dos Extrovertidos

Sabe aquela pessoa que normalmente “chega chegando”, muitas vezes é a alma da festa e ocupa bastante espaço verbal e corporal?

Muito provavelmente essa pessoa é do tipo Extrovertido, representado pelas pessoas que buscam energia no mundo externo, que precisam da ação e do contato externo para pensar e se desenvolver.

MBTI_Extrovertidos_Interacao_Momento_Coaching_Antuak

O extrovertido normalmente faz e depois pensa, depois faz de novo etc. Prefere a ação e falar sobre coisas, pois é assim que ele aprende e se energiza: da ação, das pessoas e das experiências. Por isso, é bastante expressivo e aberto ao contato e à interação.

É um tipo que demonstra facilmente seus sentimentos e expressa seus pensamentos. Tem uma atitude relaxada, aberta, franca, prefere o que é amplo, procura variedade e ação, quer estar com os outros, quer mudar o mundo e parece ser mais acessível.

O extrovertido se caracteriza por ter constante doação e intromissão em tudo, sendo por vezes considerado invasivo.

A personalidade extrovertida é direcionada ao mundo externo, confia mais no que vem de fora, é pessoa que fica satisfeita quando está cercada por outras pessoas.

Na extroversão, o indivíduo foca sua atenção no ambiente externo, adaptando-se com mais facilidade às situações do mundo exterior, pois se preocupa em se inteirar com as coisas e com as pessoas.

Quando esta característica é levada ao extremo, o comportamento pode se tornar uma fuga para a sociedade e dificuldade de entrar em contato com o “que está dentro” (sentimentos, motivações, inconsciente etc.).

Gosta de viajar, encontrar novas pessoas conhecer novos lugares e prefere comunicação oral, direta e presencial.

O extrovertido típico não suporta solidão nem de ficar em casa. Prefere nem que seja um “programa de índio”, desde que esteja com pessoas e fora de casa.

Como os extrovertidos são indivíduos energizados e sociais, eles se saem bem em ambientes ativos. Gostam de carreiras dinâmicas e preferem falar sobre os problemas ao invés de pensar sobre essas questões.

Também gostam de interagir de maneira confortável com uma ampla variedade de amigos e conhecidos. Em geral são entusiásticas, amigáveis, otimistas e persuasivas. São mais propensos a arriscarem e tomar decisões impulsivas, aumentando a probabilidade de erro.

Ao se relacionar com um Introvertido, pode considerá-lo como um chato e negativo, metido a intelectual, muito parado e esquisito.

Características dos Introvertidos

Sabe aquele seu amigo que quase não fala, mas que quando fala acrescenta realmente conteúdo à discussão? Prefere ambientes mais calmos e interagir com poucas pessoas? Gosta mesmo é de ficar na sua “caverna”?

MBTI_introversao_momento_coaching_antuak

Então, esse é o introvertido típico, que primeiro processa os fatos no seu mundo interno, pensa antes de falar e de fazer.

Esse tipo prefere a reflexão, pensar sobre as coisas e os assuntos e abordagens mais profundas. É um tipo mais quieto, contido, que não expressa facilmente seus sentimentos e pensamentos.

Este tipo se energiza no seu ambiente interno, de reflexões e pensamentos, por isso precisam de tempo para ficar só. Não é que ele não goste de pessoas, é que o excesso de estímulos externos drena sua energia.

Para um introvertido, calma e solidão ajudam a recuperar a energia. Por isso, raramente se sentem sozinhos, já que estar isolado é o seu estado natural de saúde, não dependendo de ninguém mais para alcançá-lo.

É uma pessoa reservada, questionadora, discreta e por vezes parece impenetrável, misteriosa e pouco acessível.

São ótimos ouvintes e adoram conversas profundas e filosóficas. Para o introvertido, ouvir de verdade é demonstrar respeito e atenção.

Raramente diz alguma coisa por impulso, sem analisar bem, por isso tem fama de tímido, já que fala bem menos que o tipo extrovertido.

A atenção dos tipos introvertidos é dirigida para o mundo interior dos conceitos e ideias e seu foco está em entender o mundo.

Os trabalhos que possibilitem que cada tarefa seja realizada profundamente e que cada problema seja resolvido com a dedicação e a calma necessárias são ideais para o tipo introvertido. Profissões que envolvam escrita, análise, ciências naturais e tecnologia costumam estar entre as mais escolhidas por esse tipo de pessoa.

O introvertido tem sempre um grupo pequeno de amigos próximos e de confiança, com os quais se relaciona de forma profunda e constante. Fazer parte desse círculo é sempre uma ótima referência de ser uma pessoa leal e confiável.

Prefere a comunicação por escrito, já que esta lhe dá mais tempo e espaço para colocar seus pensamentos de forma refletida e sem interrupções.

Os introvertidos são ótimos juízes de caráter, já que prestam muita atenção nos sinais não-verbais e desconfiam de gente que fala muito. Geralmente são capazes de ver nas pessoas o que elas realmente são e não o que apresentam ser.

Tem natureza vacilante, meditativa e isolada. Recua diante das situações e está sempre na defensiva.

Pode considerar o extrovertido como invasivo, fanfarrão, superficial e falastrão.

Não se identificou totalmente?

Devemos sempre lembrar que ninguém é somente extrovertido ou introvertido, mas temos uma preferência de atuar mais como um ou outro, o que pode variar também conforme a situação.

Além disso, o tipo MBTI como um todo sofre influência das demais preferências que o compõem (S-N, T-F e J-P), sobre as quais falaremos nas próximas publicações.

Fala-se inclusive de um terceiro tipo, que seria o ambivertido, ou seja, aquele que está no meio caminho entre as duas preferências e sabe atuar bem nos dois níveis, conforme sua avaliação do que é mais adequado. Esse terceiro tipo, porém, só foi mencionado brevemente por Jung e não é contemplado explicitamente no resultado do MBTI.

Por que isso é importante?

Saber se seu tipo é mais introvertido ou extrovertido é importante para ajudá-lo a gerenciar melhor sua energia e suas preferências em termos de ação, interação, comunicação etc.

Além disso, é uma informação importante para se relacionar melhor com as demais pessoas, principalmente as que são de tipos diferentes, contribuindo para que a diversidade de estilos seja muito mais motivo de crescimento e ajuda mútua que de conflitos.

Entender e aceitar nossas diferenças amplia nosso repertório em termos de atuação e de relacionamento, dois aspectos muito importantes para nossa obtenção de resultados e bem-estar.

Então, reflita um pouco: você é mais introvertido ou extrovertido? Em quais situações? Quais são as características que o descrevem melhor?

Para saber Mais

www.fellipelli.com.br

Vídeo de apresentação do MBTI

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=KgwFMoPoJ0Y

Testes on line gratuitos (não substituem o teste original, mas podem ser uma boa “degustação”

www.inspiira.org/

www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s