Sensação ou Intuição – Duas vertentes da Percepção do mundo

Nos dois últimos artigos, escrevi sobre o MBTI de modo geral (MBTI-Quatro letras e muito autoconhecimento) e sobre as preferências Introversão-Extroversão (Extrovertido ou introvertido – Os dois lados da moeda da energia), que se referem ao modo pelo qual os diferentes tipos preferem obter sua energia.

Agora é a vez da segunda letra que forma a sigla representativa do tipo psicológico: as preferências  Sensação(S) ou Intuição(N), que se referem à forma como os diferentes tipos preferem coletar e processar as informações, ou seja, como percebem e enxergam o mundo ao seu redor, fazem suas escolhas e definem sua atuação na vida.

“Tudo depende de como vemos as coisas e não de como elas são.”  (Carl Jung)

A pessoa em que a preferência Sensação(S) predomina toma conhecimento do mundo observando o que está acontecendo ao seu redor, conhecendo a realidade prática, concreta, objetiva.

Para essa pessoa, o real é o concreto, os olhos informam a mente e é necessário ver para crer.

Já a pessoa que tem a preferência Intuição(N)  predominante toma conhecimento do mundo por meio de abstrações teóricas, associações, reconhecendo as relações e conexões entre os fatos, enxergando as possibilidades.

Para essa pessoa, o real é o possível, a mente informa os olhos e é necessário crer para ver.

Como você pode perceber, são abordagens bastante diferentes.

Vamos conhecer um pouco mais de cada uma delas?

Características da Sensação(S)

O tipo Sensação(S) gosta de lidar com fatos, tem uma abordagem mais específica, é realista, prático, observador e vive no aqui e agora.MBTI_Sensacao_momento_coaching_antuak

Ao observar os fatos, primeiro vê aquilo que é específico, para depois ver o padrão em que estes se encaixam.

Valoriza aplicações práticas e acredita na experiência e dados. É também organizado, pontual e não esquece compromissos.

Vive a vida como ela é, prefere usar habilidades conhecidas e presta atenção a detalhes, cometendo poucos erros concretos

Para este tipo, tudo o que é sensorialmente percebido é óbvio e define sua expressão, inclusive o seu tipo de linguagem (exemplo: “Estou com frio!” ou “Vejo isso claramente!”), por isso não entendem como os outros tipos podem não perceber as coisas da mesma forma.

A Sensação(S) é responsável pela adaptação do indivíduo à realidade objetiva e baseia-se nos cinco sentidos, dando a este um senso prático e realista, por isso a pessoa com essa preferência predominante foca no Aqui e Agora e normalmente é conhecida como sendo “pé no chão”.

É extremamente detalhista, o que lhe dá a capacidade de descrever minuciosamente os objetos. Além disso, tem prazer na rotina e na repetição, o que o ajuda a se tornar mestre em tudo que faz.

A Sensação(S) é a preferência dos profissionais que dão forma às ideias, que as colocam no mundo concreto, como especialistas, engenheiros, mecânicos, mestres industriais, artesãos, colecionadores de objetos e comerciantes.

Gosta de curtir a vida, de prazeres materiais, de festas, ou seja, tudo que mobilize os sentidos.

MBTI_tipos_sensacao_momento_coaching_antuak_verde

Suas dificuldades (armadilhas) estão em tudo que fuja do material e concreto e do que pode perceber com os cinco sentidos.

Tem dificuldade em lidar com tudo o que é abstrato e subjetivo e tem medo do futuro, de novas possibilidades e mudanças.

Também pode ter mais dificuldade em utilizar a imaginação e a criatividade para encontrar novas soluções, já que tende a se apegar aos caminhos conhecidos para resolver seus problemas, baseando-se na experiência e no passado.

Em caso de estresse, pode ser invadido por medos, ciúmes, obsessões, premonições infundadas, medo de adoecer e superstições.

Pode se beneficiar de técnicas de desenvolvimento da criatividade, tais como pensamento divergente, brainstorming etc., que ajudam a explorar possibilidades e imaginação.

A Sensação(S) tem uma função extremamente importante na nossa vida, pois sem ela nenhum projeto, aspiração, objetivo, ideia ou sonho se concretizaria, ficando apenas no mundo das ideias e fantasias.

Normalmente a pessoa que é mais Sensação(S) considera aqueles que têm a Intuição(N) como preferência como sendo fora da realidade, “viajandões”, sem noção da vida.

Características da Intuição(N)

O tipo Intuição(N) gosta de lidar com ideias, é imaginativo, teórico e conceitual, tem visão macro e é orientado ao futuro.

Ao perceber o mundo, primeiro vê o padrão complexo, a grande imagem, depois olha para o específico.

Valoriza imaginação e insight, acredita nas possibilidades e na inspiração, vivendo sempre na expectativa de uma realização futura, pois enxerga correlações e conexões.

Percebe o mundo e age de forma generalista, sistêmica, tendo dificuldade com detalhes.

Está sempre em busca de inovação e prefere obter novas habilidades. Gosta de mudança e de rearranjar a vida.Mbti_intuicao_momento_coachin_antuak1

A intuição(N) é uma preferência que se baseia em processos inconscientes e subliminares, mais próxima do sexto sentido, dos arquétipos, do palpite e do pressentimento.

Esta preferência é a dos questionadores, que desafiam o status quo, sempre em busca de coisas novas.

Está fortemente presente nos grandes oradores, homens de negócio, empresários, políticos, vendedores, líderes carismáticos, no gênio incompreendido, místicos, profetas e artistas.

Sua expressão e linguagem baseiam-se nas possibilidades, por isso é comum ouvi-los dizer “imagine se” ou “o que mais é possível” e “e se a gente tentasse fazer diferente”.

Suas dificuldades (armadilhas) são detestar situações estáveis, escapismo (fuga da realidade), negligenciar as necessidades físicas, dificuldade para terminar o que começa. Constantemente esquece compromissos ou chega atrasado.

O intuitivo vive num mundo de ideias, muitas vezes não se preocupando em concretizá-las.MBTI_Intuicao_momento_coaching_antuak

Se não persiste em trazer sua ideia para a realidade, acaba não tendo o crédito do seu trabalho, pois serão outros que colocarão em prática aquilo que ele concebeu.

Como o intuitivo gosta de olhar para além do concreto, das coisas físicas, prefere ignorar a realidade e suas sensações, pois elas o incomodam e atrapalham.

Sob estresse, o intuitivo se apegará aos sentidos, de uma forma obsessiva, instintiva e com falta de moderação, não percebendo a sua dependência.

É importante que a pessoa com a preferência Intuição(N) desenvolva a sua capacidade de pensar, avaliar e sentir, encontrando uma forma de refletir sobre a realidade e o presente, o que o ajudará a concretizar suas ideias e a se relacionar melhor.

A Intuição(N) é de grande ajuda na criação de soluções inovadoras, por enxergar as possibilidades, além de poder realmente prever novos caminhos, já que está mais em contato com o inconsciente coletivo.

Se você tem essa preferência predominante, é provável que tenha dificuldade de lidar com os tipos mais Sensação(S), considerando-os como estraga-prazeres, por sua visão mais realista, e limitados, por não conseguirem acompanhar suas viagens no mundo das ideias.

O importante é saber

Ter consciência de sua preferência de percepção do mundo, ou seja, se você é mais Sensação(S) ou Intuição(N), é muito importante, em primeiro lugar para aumentar seu autoconhecimento.

Além disso, permite que você perceba melhor em que momentos a sua preferência é funcional, ou seja, vai te trazer os melhores resultados, ou quando ela está prejudicando seus relacionamentos ou o atingimento de um determinado objetivo.

O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos.” (Carl Jung)

Esse conhecimento vai permitir que você amplie sua consciência e possa buscar mudanças de comportamento e atitude ou mesmo pedir ajuda a uma pessoa que tenha a preferência oposta à sua, aproveitando, assim, para enriquecer a sua visão de mundo, por meio da diversidade e das diferenças.

Para saber Mais

www.fellipelli.com.br

Vídeo de apresentação do MBTI

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=KgwFMoPoJ0Y

Testes online gratuitos (não substituem o teste original, mas podem ser uma boa “degustação”

www.inspiira.org/

www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s