Você sabe o que é combinatividade? Descubra!!!

A definição tradicional de criatividade é criar algo novo.

É a capacidade de produzir coisas novas e valiosas, por meio da ação de desestruturar a realidade e reestruturá-la em formas novas

Simples assim…

Mas, por que não complicar?

Uma das questões bastante debatidas sobre a criatividade é se realmente seria possível criar algo totalmente novo.

A ideia geral é que, quando criamos, na verdade usamos o que já existe, as nossas referências e conhecimentos, para criar algo que seria novo apenas no que se refere ao uso ou combinação do que já está na nossa vida de alguma forma.

Se formos olhar com cuidado, realmente a maioria das inovações são reinvenções do que já existe. Só que surpreendentes, que encantam pelo seu inusitado.

O que ocorre é que muitas vezes são combinações de elementos de áreas de aplicação muito diferentes entre si, e o produto final será realmente algo muito diferente e ainda não existente.

Então, o novo seria uma combinação diferente, a partir de conexões inesperadas, de algo já existente em áreas que a princípio julgamos não terem nenhum contato ou afinidade entre si.

A esse processo, Murilo Gun, empreendedor, comediante, palestrante e professor especializado em criatividade, dá o nome de Combinatividade, o qual julga ser mais adequado que o termo criatividade, na sua definição mais usual.

“Portanto, acredito que a palavra “criatividade” não é boa. Porque subentende que criatividade é apenas criar coisas do zero. Mas criativamente na maioria das vezes é a combinação de ideias já existentes. Criatividade deveria se chamar Combinatividade.”  (Murilo Gun)

Veja alguns exemplos…

Procurando emprego no semáforoprocurando-emprego

Recentemente li uma notícia sobre um rapaz que estava desempregado e usou sua criatividade (ou será combinatividade?) para procurar emprego. Ele começou a distribuir currículos nos semáforos.

Ele combinou a busca tradicional de emprego (a necessidade de entregar currículos, que antes ele faria em agências de emprego ou em empresas) e a atividade dos flanelinhas e vendedores dos semáforos, que atinge um grande público que se locomove na cidade diariamente. E, dependendo do horário, ele alcançaria muitas pessoas que trabalham em empresas.

O fato é que, com essa ideia, ele conseguiu várias ofertas de emprego. Não se sabe ao certo se foi por seu currículo ser bom ou se foi mais pela criatividade, proatividade e senso de oportunidade que demonstrou com essa atitude.

Delícia brasileira de roupa novabrigaderia

Outra ideia muito interessante – e deliciosa! – foi a criação das Brigaderias, que reúnem o nosso delicioso e tradicional brigadeiro, até então quase que exclusividade das doceiras de bairro, com a onda gourmet e a estrutura das cafeterias.

Como resultado, temos as maravilhosas brigaderias, que servem brigadeiros de todos os tipos, não só os tradicionais, em um ambiente bonito e acolhedor, ideal para curtir sozinho ou com outras pessoas.

Facilitando a manicureesmalt-sprau

E a “mais mais” no universo da beleza, especialmente para as mulheres, foi o lançamento do esmalte em spray.

Reunindo o conceito de tinta spray para reformas e artesanato, fácil de aplicar e de secagem rápida, ao do esmalte tradicional, trouxe praticidade à manicure… uma senhora inovação!

Enfim, se você olhar para as muitas novidades de hoje, que consideramos fruto da criatividade, seguindo a linha de raciocínio do Murilo Gun, seriam na verdade fruto da combinatividade.

Experimente! Escolha uma dessas novidades e faça uma engenharia reversa: como surgiu essa ideia? O que existia antes, separadamente e talvez de áreas totalmente diferentes, que foi reunido de uma forma nova e gerou um novo produto ou serviço?

Muito além das definições

Por outro lado, uma das definições mais modernas de criatividade, incluiria totalmente esse conceito de combinatividade e também o de inovação:

“Criatividade é o processo por meio do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valor.”   (John Kao)

Segundo essa visão, as ideias são geradas, não necessariamente do nada.. então, a combinatividade seria uma das muitas técnicas para geração de ideias no processo criativo, aparecendo com destaque entre o brainstorming, as metáforas e as técnicas de mudança de percepção.

Para longe da discussão teórica, acho bem instigante essa visão do Murilo Gun e defendo que todas as formas de ver, estimular e praticar a criatividade são válidas, desde que nos levem a vivenciar esse atributo tão humano e essencial para nos tornarmos sempre mais e melhores em todas as áreas da nossa vida.

Acima de tudo e muito além da técnica, ser criativo requer atitude curiosa, inconformismo e busca de melhorar sempre, pelo fazer diferente.

É um verdadeiro estilo de vida!

Estar presente, como escrevi nas Três dicas – poderosas!!! – para reencontrar sua Criatividade (AQUI), é o mais importante, pois nos possibilita sair da rotina, dos automatismos, ter um olhar novo e criar.

Para terminar, deixo aqui a definição de criatividade de que mais gosto, por ser ao mesmo tempo simples e profunda:

Criatividade é a inteligência se divertindo.”  (Albert Einstein).

Então, divirta-se para ser mais criativo e, principalmente, divirta-se sendo criativo!

Acima de tudo, divirta-se…

Carpe Omnia!

Para saber mais:

Blog do Murilo Gun –  www.blogcriatividade.com.br

2 comments

  1. Adorei Sandra!! Combinatividade é uma palavra muito adequada porque realmente não criamos nada do zero, mas geralmente as coisas e soluções mais criativas não são mirabolantes, mas dão um novo uso ou combinam elementos de forma totalmente inusitadas, que nunca havíamos pensado antes. E quanto mais referência e repertório tivermos, maiores serão as possibilidades criativas.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s