“Luzes, Câmera, Ação!!!” – Como chegar ao seu sonho

Você já quis muito algo que só dependia de você, da sua atitude, e se sentiu impotente, pois, por mais que quisesse e soubesse o caminho, não conseguia sair do lugar? Ou começava, mas não concluía?

E aí você fica sabendo de histórias de superação e realização de pessoas que tinham muito menos condições do que você, até mesmo algumas limitações sérias, e que chegaram lá…

Basta olhar os muitos exemplos que temos ao nosso redor e, mais recentemente, o que vimos nas Paraolimpíadas Rio 2016!!!

É nesse momento que recriminações, baixa autoestima, desânimo, tristeza, até mesmo depressão, aparecem, diminuindo ainda mais sua energia e sua vontade.

Acredite, você não está sozinho. Ao contrário, está muito bem acompanhado…

Muitas pessoas bem-sucedidas, no sentido de terem alcançados os seus objetivos, quaisquer que fossem, já passaram por isso mais de uma vez.

Muitas coisas podem nos paralisar quando se trata de obter algo importante… e quanto mais grandioso é o que queremos, quanto mais importante e quanto mais tentativas frustradas já fizemos para alcançar, mas difícil e distante aquilo vai ficando na nossa mente e nas nossas emoções.

Existem muitos motivos possíveis para isso acontecer…

Mas, tenha certeza, nunca foi por falta de capacidade ou potencial de realizar que você não conseguiu!

Se você é capaz de ter a visão do que quer, de sonhar, então é capaz de realizar, de uma forma ou de outra.

O importante é nunca desistir, se é algo realmente importante para você.

Alguns dos motivos mais comuns para não conseguirmos atingir nossos objetivos, mesmo quando temos todas as condições para isso, são:cimg3441

  • O objetivo na verdade não está claro;
  • Falta clareza sobre o porquê você quer aquilo;
  • Você não acredita que o objetivo é realmente alcançável;
  • Você tem medo do que vai acontecer quando conseguir;
  • Você tem medo de ao chegar lá perceber que não valeu a pena;
  • Você só quer, mas não fez um plano de ação detalhado para chegar lá;
  • etc. etc. etc.

São muitas as possibilidades, mas o que considero que mais leva ao fracasso nesses casos é o desconhecimento ou o não uso consciente e consistente das forças pessoais ou de caráter.

Forças Pessoais

O estudo das Forças de Caráter ou forças pessoais é um dos pilares da Psicologia Positiva (veja Aqui e Aqui).

Todas elas são importantes para a nossa felicidade e bem-estar.

Se você ainda não fez o seu teste, para conhecer melhor o quanto você tem usado suas forças, aproveite e faça Aqui.

As forças são 24, divididas em 6 virtudes.

A virtude da Transcendência é aquela que nos permite conectar com algo maior, seja um propósito, uma causa, o significado da vida ou visão do nosso papel no universo.

A Transcendência é composta de 5 forças: Gratidão, Apreciação da Beleza, Humor, Espiritualidade e Esperança.

“A virtude da Transcendência propicia uma visão intensa do mundo, do ser humano e de sua identidade mais profunda. Significa despertar o eu interior de cada pessoa, a fim de que ela seja o que está sendo chamada a ser. Trata-se de descobrir e de realizar seu próprio projeto de vida. ”    (Villela da Matta e Flora Victória)

Dentre as forças que compõem a virtude da Transcendência, a Esperança é uma das mais importantes para gerar energia no sentido de atingir seus objetivos.

Porque a força da Esperança é tão importante?

É normal e até mesmo esperado que encontremos obstáculos no nosso caminho em direção ao nosso objetivo.

É como uma jornada. Quando saímos de um local para o outro, vamos percorrer diversos caminhos e encontrar desvios, contornos, lombadas, buracos, facilidades e dificuldades antes de chegar lá. É o que normalmente chamamos de aventura.

Para chegar no nosso objetivo, vamos precisar ser resilientes e usar várias forças: entusiasmo, persistência, autocontrole, gratidão etc.

Mas, para darmos os primeiros passos e fazermos um plano de ação verdadeiro e sustentável e persistirmos nele, a força mais importante de todas é a Esperança, pois é ela que nos faz acreditar que É POSSÍVEL atingir o que queremos, é ela que nos faz ter uma visão positiva e otimista em relação à nossa busca.

Se não tivermos esperança, nada mais será útil, pois não construiremos uma visão clara do que queremos e, consequentemente, não estabeleceremos os passos necessários para chegar lá.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”  (Henry Ford)

Esperança é a força de quem vê como possível a realização dos seus sonhos. Quem tem esperança tem confiança, acredita que as coisas boas são possíveis.

O mais importante é que a esperança influencia a forma como as pessoas lidam com os problemas, as adversidades, o estresse. Pessoas esperançosas realizam mais, têm mais objetivos e propósitos desafiadores e têm mais facilidade de traçar caminhos e estratégias para chegar lá.

Vamos experimentar?  Luzes, Câmera, Ação!!!

 LUZES… clarificando o objetivo

cimg3254Defina um objetivo que você quer muito atingir, aquele que faz seu coração bater mais forte e você prende a respiração só de pensar.

É importante que esse objetivo seja bem claro, especificado, positivo, com prazo, indicadores de sucesso (ou seja, formas concretas pelas quais você vai saber que chegou lá).

Se o seu indicador for um sentimento, descreva como ele se manifesta em seus pensamentos, no seu corpo, na sua respiração, na sua postura etc. Ou seja, concretize-o!

Coloque luzes no seu objetivo: a clareza do que você quer e como quer é importantíssima, pois é ela que vai dar o seu rumo, a visão e a direção e vai fazer todo o caminho valer a pena.

Imagine fazer uma corrida de 20Km com toda a garra, para no final descobrir que você foi na direção errada? Terrível, né?

Por isso, invista bastante tempo na formulação do seu objetivo e defina:

  • O que quer (seja afirmativo: não pense no que não quer; pense somente que quer!!!);
  • Quando quer;
  • Como quer;
  • Onde quer;
  • Com quem quer;
  • Por que isso é importante;
  • Como você vai saber que chegou lá (indicadores).

Descreva o seu objetivo de modo entusiástico e positivo. Lembre-se: use a força da Esperança e do Otimismo, que te diz: “sim, é possível! ”:

  • Descreva o que alcançar esse objetivo trará para você e para sua vida;
  • Descreva o que vai mudar em você e na sua vida quando você o atingir;
  • O que você vai sentir, pensar e de que forma vai agir quando chegar lá?

Torne o seu objetivo bem-sucedido presente aqui e agora!

Sinta a energia que vem de ter alcançado seu objetivo, respire-a e traga-a para você, para o seu plano de ação e para a sua jornada.

CÂMERA… foco no plano

Pense em quais forças pessoais você vai usar no caminho até o seu objetivo. Se você não tiver feito ainda o teste das forças de caráter, faça Aqui.

Caso não queira fazer, lembre-se de tudo em sua vida que lhe traz alegria, entusiasmo, bem-estar, que o faz estar no seu melhor estado, o que é importante para você. Essas são as pedras preciosas, os seus recursos, as suas forças que vão lhe energizar e ajudar no caminho.

Faça o seu plano de ação, considerando sempre a força da Esperança e quais outras forças você vai precisar usar.

Lembre-se que o seu plano de ação deve ser bem claro, com ações, prazos, recursos e forças necessários.

E o principal, ele deve ser concreto, no mínimo escrito detalhadamente considerando todos os aspectos acima.

Alinhe cada uma das ações do seu plano com o motivo pelo qual ela é importante (principalmente para aquelas que são essenciais para o sucesso e que você não gosta de fazer):

  • O que elas vão te ajudar a alcançar?
  • Elas estão a serviço de quê?
  • Quais os valores e necessidades que elas vão preencher ao serem realizadas?

Se o objetivo for muito grande ou de longo prazo, divida-o em etapas, em objetivos menores encadeados, que serão os seus pontos de controle para saber que está no caminho e lhe ajudarão a manter o foco, a força e fé no seu objetivo.

Use a sua criatividade, como forma de se envolver ainda mais com o seu plano e tornar sua ação mais poderosa. Faça um mapa mental, desenhe, faça uma colagem com figuras significativas, crie um nome, um slogan para o seu plano de ação, tudo o que fizer sentido para você e for necessário para criar uma conexão criativa, mental, física, emocional e espiritual com ele.

AÇÃO!!!

Nada disso vai acontecer, se você não fizer o mais importante de tudo: AGIR!

Coloque o seu lindo plano de ação em ação. Não espere tudo ficar perfeito, o sol sair, a lua ficar cheia, ter mais tempo, mais dinheiro… tudo isso são desculpas para não entrar em ação.

Dê o primeiro passo, o segundo, vencendo gradativamente a inércia, os hábitos indesejados, deixando de lado consistentemente o colchão macio da zona de conforto…

Se precisar refazer alguma etapa, repensar o plano, faça-o, pois toda estratégia, por melhor que seja, somente se confirma na linha de batalha, na ação.

Lembre-se que a jornada que se empreende em direção a um objetivo é principalmente de aprendizado e transformação.

“Caminhante, não há caminho, se faz caminho ao caminhar.”    (Antonio Machado, poeta espanhol)

cimg3041Comemore cada etapa do caminho, celebre muito, ganhando assim mais energia para continuar sua aventura em direção ao seu objetivo.

Aproveite a jornada! Curta cada momento de aprendizado, o que você descobriu sobre si mesmo, sobre os outros, sobre a vida.

Siga estes passos usando a Esperança, o Entusiasmo e todos os seus recursos, e as chances de você se manter persistentemente e com alegria no caminho em direção à realização do seu sonho serão infinitamente maiores.

 

5 comentários

    1. Que bom que você gostou Luciana. Continue dando seu feedback e também pode sugerir temas, se quiser. Tem um formulário na página “Qual é a sua questão”, no canto superior esquerdo lá em cima… Gratidão!

      Curtir

Deixe uma resposta